Tintauto

Desenvolvi um aplicativo para a Tintauto que facilita o processo da compra de tintas e pintura de domicílios.

Ferramentas

Figma, Google Docs, Google Forms, Miro

Serviços

UX, UI

A Tintauto é uma empresa tradicional e pioneira no mercado de tintas em sua região.

Com 40 anos, atua em todos os setores do ramo: setor industrial, setor imobiliário e setor automotivo.

A empresa é fornecedora da marca Tintas Renner e oferece o serviço de manipulação de qualquer coloração de tinta, além de comercializar componentes de pintura, como: pinceis, revolver de pintura, rolos, trinchas, bandejas, solvente, entre outros.

Interface do usuário

O resultado final foi pensado seguindo as necessidades do usuário e do cliente: um aplicativo com um menu inferior que possui quatro seções: início”, “encontre seu pintor”, “calculadora de tintas” e “favoritos”. Além dessas, na página inicial possui as seções “produtos” e “pintura virtual”.

Navegue no protótipo abaixo.

Aprofundando nas features:

  • Pintura virtual: para mitigar riscos e ter um maior auxílio no momento da escolha das cores, essa feature foi pensada para testar a cor desejada a partir de uma foto do ambiente.

  • Visualizar produtos: um passo a passo para encontrar o produto ideal, uma grande ajuda principalmente para usuários que são leigos no assunto.

  • Encontre seu pintor: os usuários que possuem dificuldade para lidar com a pintura da casa tem a possibilidade de encontrar o pintor ideal mais próximo, por meio do CEP, com as opção de ver o perfil do pintor e lá encontrar as avaliações, a galeria de projetos já executados, informações sobre o pintor (se aceita cartão e quantos ajudantes estarão presentes) e sua experiência. Além disso, no próprio aplicativo, ele conseguirá fazer orçamento com o pintor que selecionar.

  • Calculadora de tintas: para não errar na quantidade da tinta, o usuário poderá fazer um cálculo da quantidade de tinta ideal.

  • Favoritos: visualização de produtos que forem favoritados pelo usuário.

  • Apresentação do produto: visualização do produto em geral, como:

  1. As tonalidades disponíveis para a manipulação de tinta.

  2. As cores já prontas.

  3. O preço.

  4. A descrição do produto.

  5. As informações como: acabamento, demãos, secagem, rendimento e como aplicar.

  6. Download da FISPQ (Ficha de Informação de Produtos Químicos, documento para comunicação dos perigos relacionados aos produtos químicos)

  7. Download do boletim técnico do produto.

Problemas do setor imobiliário (suposições)

A partir do kick off com o cliente, chegamos a duas suposições de problemas, que foram:

  1. O consumidor do setor imobiliário se encontra confuso no momento da escolha da cor e/ou produto, o que pode levar à desistência da compra.

  2. Há baixa especificação sobre a aplicação do produto e preparação da superfície, o que pode deixar os clientes ainda mais desordenados.

Devido a esses problemas, a venda no setor imobiliário estava abaixo do potencial existente.

Análise de Competidores

Fiz uma análise detalhada de alguns competidores diretos, indiretos e do próprio fornecedor (Tintas Renner) com o objetivo principal de visualizar se essas empresas já possuem formas de mitigar a dúvida dos consumidores de tinta na hora da escolha da cor.

Os critérios de comparação foram:

  • Escolha de produtos.

  • Escolha de cores.

  • Ferramentas/experiências.

  • Inspirações para novos projetos.

  • Dicas de pintura.

  • Aplicação do produto.

Na tabela, identifiquei os pontos fracos e fortes com emojis para destacá-los dos demais, facilitar a visualização para minha futura análise e apresentar para o cliente.

Clique nas imagens para expandir.

Survey

Para ajudar a ter uma melhor compreensão do público consumidor de de tintas, como eles se relacionam no mundo online e reconhecer suas experiências negativas no momento em que estão comprando tintas, implementei uma pesquisa online no Google Forms, que se classificaria como qualitativa e quantitativa.

A survey me abriu novos caminhos e percepções sobre os usuários. Nela, consegui validar os problemas que foram supostos pela dona da empresa Tintauto no kick off, que se baseavam nas dúvidas e incertezas dos usuários desde o momento da compra de tinta até a pintura da casa. Além disso, me trouxe a explicação do que são essas dúvidas e suas possíveis causas.

"Medo da cor não ser a mesma que eu imaginaria, receio de escolher uma cor que eu vá enjoar depois ou não consiga comprar com mais decorações."

— Resposta da pesquisa feita no Google Forms.

"(...) Quis reproduzir a tonalidade de uma parede que vi em uma foto na internet, mas ao chegar no local de compra não havia muito bem uma forma de identificar a tonalidade da tinta que eu estava comprando. No final das contas a cor era completamente diferente do que eu tinha pensado."

— Resposta da pesquisa feita no Google Forms.

"Dúvida, porque nem sempre entendo as características de cada marca de tinta."

— Resposta da pesquisa feita no Google Forms.

Wireframes

Para manter o foco na experiência e na jornada que o usuário percorrerá pelo aplicativo, iniciei o desenvolvimento dos Wireframes, feitos no papel com lápis e borracha. Achei importante começar com apenas rabiscos, para, ainda, não preocupar com questões como enquadramento, cores e formas. Nesse momento, meu objetivo era pensar apenas nas soluções e no percurso que o usuário irá percorrer.

Para manter o foco na experiência e na jornada que o usuário percorrerá pelo aplicativo, iniciei o desenvolvimento dos Wireframes, feitos no papel com lápis e borracha. Achei importante começar com apenas rabiscos, para, ainda, não preocupar com questões como enquadramento, cores e formas. Nesse momento, meu objetivo era pensar apenas nas soluções e no percurso que o usuário irá percorrer.